Breaking

header ads

Nível de Analfabetismo: GOVERNO CENTRAL QUER QUE A PROVÍNCIA DE TETE SAIA, DEPRESSA, DA SITUAÇÃO PREOCUPANTE

“Com os apoios, esperamos que a província de Tete possa sair rapidamente da lista das províncias cujas taxas se situam acima da média nacional”, foi com estas palavras que o Vice-Ministro de Educação e Desenvolvimento Humano, Manuel Banze, lançava, implicitamente, um desafio sobre a necessidade de mais esforços na Alfabetização de jovens e adultos ao Conselho Executivo Provincial de Tete, dirigido por Domingos Viola.
Apesar de estar encorajado com os resultados alcançados nos últimos 45 anos, que se situam na taxa de Alfabetização de 61 por cento, o Vice-Ministro de Educação e Desenvolvimento disse que é preciso que se envide mais esforços e de forma coordenada.
E, porque a conjuntura social é dinâmica e exigente, Manuel Banze desafiou os gestores de educação na província para que o foco não seja apenas o de saber ler, escrever, contar e calcular, mas que seja introduzida a componente de artes e ofícios, uma das apostas do governo:
“Queremos dizer que a alfabetização para além de ser um meio de ensino e aprendizagem da literacia e numeracia, deve também prover outras actividades sobre o saber fazer de modo que os beneficiários sejam sujeitos activos no desenvolvimento das suas competências e providenciem as melhores condições de vida aos jovens e adultos e às comunidades em geral”, desafiou o Vice-Ministro.
A preocupação do governo central para com a província de Tete encontra, em parte, justificação ou razão de existência nos números apresentados pelo Governador da Província.
No ano passado, por exemplo, o aproveitamento pedagógico cresceu em apenas três por cento atingindo uma percentagem de 84. Este ano, a província havia planificado inscrever um universo de 53.540 alfabetizandos, meta que não foi cumprida porque Tete conseguiu inscrever 37.109. Ademais, dos 1178 alfabetizadores previstos, foram contratados 1007.
Mesmo assim, o Governador de Tete, Domingos Viola, tal como o vice-ministro, entende que os resultados até aqui alcançados na Alfabetização de jovens e adultos são positivos.
Moatize, Distrito que acolheu as cerimónias do Dia Internacional de Alfabetização, que ontem se assinalou, conta com 7613 alfabetizandos dos quais 4919 no Alfa rádio e 2694 no sistema Profasa distribuídos em 70 centos.
Por: Aparício Do Nascimento


 

Enviar um comentário

0 Comentários