VALE OUTRA VEZ EM "BARULHO" COM AS COMUNIDADES
Nova confusão instalada no Distrito de Moatize nesta provÃncia de Tete. No passado o nosso jornal acompanhou par e passo o "braço de ferro" entre a empresa Vale e a comunidade reassentada no bairro 25 de Setembro ao nÃvel da cidade de Moatize.
Naqueles "rounds" a comunidade acabou vencendo acabando por ser indemnizada em valores que variam de 330 à 680 mil meticais e a "guerra acabou" porque a empresa, ao entregar o dinheiro, lavou às mãos no dossier qualidade das casas.
No entanto, nos últimos meses a empresa iniciou o mesmo processo (de indemnização) no reassentamento de Cateme, localidade de kambulatsitsi.
Para a surpresa daquela comunidade, a empresa apresenta nova tabela de indemnização com valores que variam de 190 à 470 mil meticais, decisão que "fez levantar os cabelos" daqueles reassentados que se sentem menosprezados e injustiçados.
No dia 17 Agosto, a comunidade pediu esclarecimentos formal por parte da empresa. Na carta, que o MALACHA teve acesso, a comunidade questiona porquê desigualdade neste dossier se nos anteriores processos as comunidades eram tratadas de igual maneira e pagas o mesmo valor.
Porque a confusão por aquelas bandas é maior, o nosso jornal pediu esclarecimentos à empresa Vale Moçambique ao que, prontamente, respondeu nos seguintes termos:
"A Vale é uma empresa que respeita e cumpre todos os procedimentos legais e que, todos os dias, trabalha para melhorar a qualidade de vida das comunidades onde opera, contribuindo para um desenvolvimento sustentável e equilibrado das mesmas.
Em relação ao reassentamento das comunidades em causa, a Vale esclarece que a diferença de valores atribuÃdos para a manutenção das habitações prende-se com o facto de, no caso do Bairro 25 Setembro, as residências necessitarem de intervenções profundas e mais complexas, enquanto na Cateme se trata apenas de correcções de manutenção. A Vale dispôs-se a proceder a todos os trabalhos de manutenção, mas, por deliberação da direcção do comité composto pelo Governo Local e pela comunidade, ficou acordado o pagamento de valores para que as intervenções fossem realizadas pelos proprietários das residências.
A Vale tem uma forte componente social, investindo todos os anos em projectos de responsabilidade social que abrangem áreas como a educação, agricultura, meio ambiente, desporto, cultura e capacitação de mão de obra qualificada, entre outras", concluiu aquela mineradora sublinhando que está disponÃvel para esclarecer todas as dúvidas sobre o dossier.
Por: Jornal Malacha
0 Comentários